quarta-feira, 13 de maio de 2009

ARTIGO: SECOS & MOLHADOS. Por Renata Pacheco.

SECOS & MOLHADOS

 

Por Renata Pacheco

 

 

Nos dias de hoje o que mais se ouve falar é sobre mudanças climáticas, aquecimento global, efeito estufa e tudo o que é ligado ao meio ambiente que se tornou a bola da vez.

Neste final de ano, nós brasileiros fomos informados ou vivenciamos vários acontecimentos ditos como naturais e que nunca antes foram vistos, não da maneira que aconteceu. A voracidade das águas que não eram de março atingiu SC, RJ e MG quase que simultaneamente.

A tristeza comoveu a todos, mas o desespero escolheu somente algumas centenas de brasileiros em especial, talvez para que aprendessem a suportar melhor a dor de recomeçar, ou ainda talvez para que se pudesse colocar em prática a boa e velha lição de “Pollyana” que tirava sempre algo de bom de qualquer situação que lhe surgisse.

Parece que é só isso que nos resta, ao nos deparar com a “onipotência” enfurecida da natureza, que vem arrastando tudo, inclusive pedaços de vidas. Será Deus o responsável por isso, já que Ele é o criador de tudo inclusive da natureza? Creio que não.

Hoje são as águas que nos assustam, porém, a seca assombra varias famílias há anos em regiões do nordeste. Há quem diz que a seca do nordeste é o gancho preferido dos marqueteiros, já que política se faz de popularidade, e quem não se torna popular ao prometer que o sertão pode até virar mar?

 O que assusta mais é ver um grande estado que nunca sofreu com a seca, virar refém dela agora. Um estado que já clamou por independência do seu país ter que fechar as portas de prefeituras a fim de economizar para conseguir levar água e comida para seus habitantes. Mas será que este estado irá “vestir” o que o destino o trouxe, assim como os nordestinos? Ou será que exigirá novos projetos de desenvolvimento sustentável para evitar espalhar junto com a seca, a fome e a miséria?

Estamos diante de um novo dilema: o fim da seca no nordeste seria o fim de grandes estratégias políticas e por outro lado, o inicio de obras visando o desenvolvimento sustentável, seria talvez o fim de uma grande discussão sobre uma nova independência brasileira. Portanto, como o direito a vida é para todos, não seria justo só um sair ganhando, há de se pagar pra ver.

 

13/05/2009

5 comentários:

  1. Parabéns, Renata. Com uma lucidez ímpar, você nos passou a breve história do povo brasileiro e nos mostrou como caminha e para aonde vai a humanidade, pelo menos no que diz respeito aos paradigmas atuais e que se não forem revistos só Deus para nos salvar. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. oi nanã, texto muito legal, pq ñ se candidata a prefeita de bom jesus ahueahue bjo

    ResponderExcluir
  3. Renata a veracidade desse contexoabrirá espaço a muitas pessoas inteligentes, que ainda não acreditam no que estão vivendo. O assunto é de grande importancia e responsabilidade para todos refletirem sobre eles, e agirem.
    parabéns, beijo da mãe e do pai.

    ResponderExcluir
  4. renata assunto citado é de muita importancia para a concientização de todos, parabens bjo tia lina.

    ResponderExcluir
  5. Renata, você abordou muito bem esse assunto que atormenta a povo nordestino há anos. Esperamos por mais textos como este, capazes de estimular a consciência da população. Parabéns! Abraços, Roberta e Vantoir.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.