terça-feira, 14 de julho de 2009

Ao meu amigo explícito e aos ocultos também

Há quem diga que não se tem como mensurar o valor de uma amizade. Outros ainda dirão que amizade é “coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. Mas o que significa guardar algo no coração? Afinal, muitas coisas “guardamos” dentro dele, principalmente a Caixa de Pandora com a sua esperança.

No meu entendimento, considero insuficiente, – que me perdoe o Milton -, definir amigo apenas como “uma coisa” para ser guardada no lado esquerdo do peito. Porém, concordo plenamente quando se diz que muito já se falou a respeito do assunto mas que ele nunca se esgotará. Amigo, amigo de verdade, é aquele que age segundo os preceitos éticos; que não mistura as estações caso uma das partes esteja numa condição socioeconômica privilegiada em relação ao outro ou vice-versa; que passa por algumas vicissitudes da vida sem incomodar o amigo, o que quando acontece, o verdadeiro amigo ao saber do infortúnio, sofre em silêncio por ter sido poupado. Amizade significa acima de tudo preservar o outro.

Amigo...Quando penso em alguém, várias pessoas me vêm à mente. Tenho alguns poucos que considero, à parte minha família, mas uma pessoa em especial me tem chamado bastante à atenção nos últimos tempos devido a sua natureza doce e leve; leveza quase insustentável do ser e cada vez mais rara. Raridade comparada ao achado de uma Orquídea Negra – encontrada apenas nas altas montanhas do Himalaia e que só floresce uma única vez em sua curta existência e depois morre -.

Antoine de Saint Exupéry em seu clássico, certa vez escreveu que se “tu amas uma flor, é doce de noite, olhar o céu e todas as estrelas estão floridas”. É assim que percebo esse meu amigo quando vejo outros médicos; todos estão floridos, e meu coração se transborda de alegria e amor ao perceber que a amizade rompe a barreira do tempo e do espaço, pois ainda que pela natureza de nosso trabalho e vida cotidiana estejamos longe fisicamente, procuro irmanar-me com meu doce amigo Adir Amado Henriques Júnior e transmitir-lhe, em pensamentos, toda a paz, alegria, sucesso e solidariedade que seja possível a um ser humano transmitir a outro, e sinto que o mesmo se dá no sentido inverso. É um sentimento que foge à capacidade humana definir.
Talvez a amizade se resuma a isso: na incapacidade humana de definição. A gente apenas sente, e qualquer pretensão em defini-la, torna-se insuficiente ante sua grandeza.

Não raro, acredito que eu receba muito mais do que mereça em minha vida, sobretudo, quando reflito acerca das minhas amizades e também da maravilhosa família que tenho. Amo a todos, alguns desses amigos conseguem sentir esse amor, outros se perdem ao tentar encontrar uma definição. Não obstante, o mais importante é a oportunidade que temos de amar e ser amados. Alguns são mais privilegiados do que outros por trazerem o nome Amado e Jesus de nascença, o que não significa que outros também não sejam privilegiados, mas aqui entre nós, meu amigo, é ou não é um privilégio: Amado Jesus?!
Finalizando, meu amigo Adir, agradeço a Deus e aos Mestres a oportunidade de reencontrá-lo novamente. Sei que não viemos a esse mundo a passeio. Nossa existência é pautada num único propósito: diminuir a dor alheia. Em alguns casos, a dor está na alma, e só um médico, para diminuir essa dor, ainda que a formação desse “médico” não sejam as tradicionais academias de medicina.

A luta continua.

Marcelo Adriano Nunes de Jesus.

B.J.N. – INVERNO DE 2009.

3 comentários:

  1. Marcella disse...
    Papai esse texto foi o mais bonito que o senhor fez!
    Ah, e eu concordo plenamente com o que o senhor escreveu!"Há quem diga que não se tem como mensurar o valor de uma amizade. Outros ainda dirão que amizade é “coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. Mas o que significa guardar algo no coração?"
    Te amo querido papi continue sempre assim!

    14 de Julho de 2009 17:16

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma declaração de amor... amor de amigo, lógico, pois os amigos tem um grande amor uns pelos outros e o tempo e distancia não pode arefecer o que é calcado no amor.

    Francisco lima

    ResponderExcluir
  3. Pai,seu texto é muito lindo!Pena que é tão difícil encontrar amor de amigo, que está com agente por que realmente nos admira, e gosta da nossa presença. Hoje em dia, todos temos que estar cientes que o mundo está perigoso.Mas isso não significa deixar de confiar.Na vida ganhamos e perdem amigos.Mas sempre vão ser levados em nosso coração. Concordo em tudo do texto, papai. Amo você!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.