domingo, 12 de julho de 2009

O PARAÍSO É UMA QUESTÃO PESSOAL

Longe do modelo ideal de sociedade, mesmo assim podemos nos considerar privilegiados por morar num lugar tão aprazível e tranquilo, como o que vivemos, ainda que com alguns problemas estruturais que não poderiam deixar de ser nesse modelo característico de sociedade.

Longe daquilo que preconiza a cartilha do SUS, - diga-se de passagem, um dos melhores sistemas de saúde do mundo - aqui ainda é possível viver sem um plano de saúde e com atendimento público minimamente garantidor, apesar de sérios problemas, como hospitais fechados e outros que se arrastam com graves crises financeiras. Mas no Brasil de um modo geral, infelizmente isso é mais comum do que se imagina, o que não significa que devamos encarar a situação como natural. Não é. Pelo menos aqui ninguém morre por falta de atendimento médico, como acontece frequentemente nas grandes cidades.

Longe dos padrões primeiromundistas, a política de segurança pública da região consegue propiciar aos moradores e visitantes a sensação de segurança – algo tão raro de acontecer nos grandes centros – além das polícias cumprirem fielmente suas funções constitucionais. Raramente por aqui se têm notícias de crimes de repercussão. “Bala perdida”?! Não sabemos o que é isso. Onde vivemos, é possível esquecer a chave na porta de casa e encontra - lá no mesmo lugar. É possível deixar nossos filhos brincando nas praças e ruas sem o perigo iminente de um tiroteio, como o que vitimou a pequena Priscila, jovem de 13 anos baleada no dia 8 de julho, dia seu aniversário, quando fazia compras com sua mãe no bairro da Vila da Penha, no Rio de Janeiro.

Longe dos maus exemplos que vêem de cima, é possível acreditar na Justiça, onde, independente do poder econômico das partes, nosso Judiciário - sempre  atuante -, passa-nos a impressão de que a Justiça foi feita para quem dela precisou.

Longe dos escândalos que envolvem diariamente os políticos desse Brasil afora, é possível acreditar em dias melhores e ver resultados, afinal, não é em qualquer lugar que você toma café da manhã com o prefeito ou o vereador de sua cidade na padaria da esquina e tem a oportunidade de fazer suas queixas, cobrar providências ou mesmo agradecer por uma melhoria que beneficie a todos, sem favoritismos pessoais.

Separadas apenas por uma pequena ponte, Bom Jesus do Norte e Bom Jesus do Itabapoana guardam segredos que só quem vive aqui os conhecem, mas uma coisa é certa, apesar das muitas reformas necessárias, estejam certos, o paraíso para se viver é aqui, e você ainda pode escolher, morar no Espírito Santo ou Rio de Janeiro. Aqui, a expectativa de vida se dá com qualidade.

 

                                              A luta continua.

 

 

                                          Marcelo Adriano Nunes de Jesus.

Um comentário:

  1. Fiz um comentário enorme e não copiei, como de costume, peredendo todo o texto, mas vamos escrever de novo.
    Sinto "inveja de você, mas ainda não posso migrar para um lugar tão aprazível e idílico como esse descrito por em seu texto. Quando eu me aposentar, eu cetamente farei essa mudança para ter essa tranqüilidade tão decantada pelos poetas.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.