quarta-feira, 21 de julho de 2010

ANJOS TÊM SEXO

No Brasil algumas coisas se dão em franca contradição com o que ocorre de positivo no resto do planeta. Como exemplo, cito o fato do país ter sido o último a abolir a escravidão negra na América, isso porque, mesmo independente de Portugal, o Brasil opunha-se ao chamado “liberalismo econômico” dos fisiocratas ingleses em detrimento ao “mercantilismo” ultrapassado e à época, adotado pelos países ibéricos (Portugal e Espanha).
Contemporaneamente no lado positivo, podemos citar o Japão, que teve duas das suas principais cidades da época, (Hiroshima e Nagasaki) destruídas por duas bombas atômicas durante a II Guerra Mundial (1939-1945) e hoje são a segunda maior potência econômica do mundo, perdendo o primeiro lugar apenas para aquele que um dia foi o seu algoz: os Estados Unidos.
Mas o Japão chegou a esse ponto através de uma fórmula bem simples, tão simples, que a maioria prefere não acreditar e que deveria seguir o exemplo: investiu bem na educação.
Mas a finalidade deste não é discutir história, mas sim dela se utilizar na construção de um raciocínio coerente e por que não dizer lógico, para aquilo que quero dizer lá na frente.
Dito isso, o fato, é que essa opção do Brasil teve um custo muito alto que a nação ainda não saldou e provavelmente muito tempo ainda levará para saldá-la. Basta observar a questão das cotas para negros nas universidades públicas e a polêmica em torno do tema; a falta da profissionalização das prostitutas, a má qualidade do ensino na educação básica; a falta de médicos nos hospitais devidos os baixíssimos salários que são pagos e outros problemas mais que já deveriam ter sido resolvidos há séculos, porém ainda se arrastam a toque de caixa.
Copiando alguns dos maus exemplos da sua ex-metrópole, em 1827 o então imperador D. Pedro I promulgou uma lei que concedia o título de doutor aos bacharéis em direito.
Passados quase 200 anos da Lei Imperial, hoje. de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, somente será chamado de doutor quem concluiu satisfatoriamente o curso acadêmico de doutorado. Ou seja, doutor é um título acadêmico, e não um pronome de tratamento, mas a hermenêutica também se refere às pessoas de notório saber.
Pode soar estranhos àqueles que estão acostumados a ler os meus textos, assistir uma abordagem sobre um assunto que pode parecer até estéril num primeiro momento. Ou ainda, podem até equivocadamente pensar que estou “irritado” com algum médico ou advogado, o que não seria de todo inverossímil, pois alguns realmente conseguem me tirar do sério. Mas a razão porque escrevo não é essa, afinal, meus melhores amigos são médicos, e foi exatamente pensando no Doutor Adir Amado Henriques Jr. e no Doutor Adson Azevedo Salim, que busquei inspiração para escrever, através da História, sobre outros médicos (as) que tive a honra, mas não o prazer, de conhecer exercendo seu lindo ofício; alguns brilhantemente, tais como verdadeiros professores (as).
Realmente, mesmo sem defesa de tese como exige o protocolo, existem médicos (as) que vão além de doutores. Títulos não salvam vidas. São pessoas, como disse, brilhantes que as salvam. São pesquisadores que deixam suas famílias e amigos para salvar e cuidar de vidas, muitas das quais eles nunca viram e provavelmente nunca mais voltaram a rever. São pessoas abnegadas, que saem a qualquer hora do dia ou da noite para ajudar alguém que precise do seu saber; são homens e mulheres que receberam de Deus essa linda missão: sanar a dor, curar a ferida e evitar a morte, mas não apenas do paciente, não obstante, também de seus familiares que igualmente sofrem por seus doentes. Não se preocupam com títulos, mas sim com saberes que muitas das vezes são construídos precariamente, sob efeito de estresses e cansaços, mas eles (as) não têm tempo para cuidar de si, os outros são mais importantes.
Talvez agora tenha chegado o momento de revelar a razão de ter iniciado meus agradecimentos tendo como pano de fundo a história, afinal, é ela a guardiã da memória de uma sociedade, e faço questão que fique registrado não apenas meus sinceros agradecimentos, mas também minha indignação com a falta de respeito, honestidade e insalubridade que muitas vezes vocês são obrigados a se submeter em nome da vida alheia exatamente por aqueles que mais deveriam valorizá-los: a própria população em geral. Não vou nem citar o Estado, este, enquanto não amadurecer a consciência política do povo, continuará a ser o que é: omisso nas questões de saúde educação e segurança, mas graças a Deus existe a Justiça que pode e deve ser acionada contra a tirania e a omissão do Estado.
Gostaria de citar nominalmente o nome de todos os médicos, médicas e demais profissionais de saúde, (estes fiz um texto à parte) que tão bem e carinhosamente cuidaram de mim no CTI do Hospital das Clínicas de Itaperuna (RJ), e também, claro, do cirurgião responsável pelo procedimento cirúrgico em meu tórax, mas não poderia confiar em minha memória e incorrer no erro de deixar alguns desses anjos que têm sexo de fora por mero esquecimento de um nome, mas esse receio é só por causa dos remédios, doutores (as), só por causa dos remédios os quais me submeti, ainda não tenho nenhum problema de memória, rs rs, mas não vou correr o risco de esquecer um nome, me perdoem.
Por isso, fica aqui o meu mais profundo agradecimento e votos de muita Luz e Paz Profunda na vida individual de cada um de vocês. Sejam para aqueles que estão iniciando na profissão, ou para aqueles que já estão nela um tempo ou ainda para aqueles em vias de se aposentar, recebam minha mais sincera gratidão e reconhecimento pelo trabalho que vocês prestaram e prestam em prol da vida alheia e que com certeza está muito além de um mero título, afinal, não se esqueçam, vivemos num país às avessas, onde não raro o certo é o errado e o errado é o certo, mas isso é uma outra história.

A luta continua

MANJ

Quarto 216 Hospital da Clínicas, Itaperuna, 21 de julho de 2010 – 00:23 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.