quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A PERSPECTIVA DO NADA EM DIONÍSIO

Às vezes sinto um vazio invadir a minh’alma de uma forma muito atroz e dolorida. Sigo na busca de sentido e significação da existência humana, mas esse caminho parece-me deveras obscuro; é como se eu caminhasse numa sala de passos perdidos em direção ao nada. É como se as coisas fossem sem sentido, forma, finalidade, objetivo, razão, o que me conduz à Antiguidade em busca de respostas a essas inquietações.
Lá, para o homem apolíneo, percebi que a razão nasce da fuga diante da imprevisibilidade dos eventos da existência real e que procura cristalizar com leis e regras as interpretações variadas da vida, ao passo que para o dionisíaco, ele aceita a vida em todas as suas formas, compreendida o caos, o acaso e a falta de significado.
Pressinto, que atrás dessa realidade em que existimos e vivemos, esconde-se uma segunda completamente diferente, e que também a primeira é, portanto, apenas ilusão; e Schopenhauer chega a descrever o talento natural de alguns, para quem, de quando em quando as coisas e as pessoas se manifestam como simples caos, e que eu defino como uma ordem completamente inversa e sem sentido onde esse caos representa exatamente a condição humana.
Nesse contexto, Dionísio é a imagem da vida, da saúde e da juventude. É instinto, paixão e embriaguez criativa: descreve a condição do homem ainda perfeitamente integrado à natureza. Quem experimenta o êxtase dionisíaco ultrapassa o princípio de individuação. Entendo que Dionísio e Apolo são respectivamente símbolos de vida e de morte, força vital e racionalidade, saúde e doença, instinto e intelecto, escuridão e luz, devir e imobilidade embriaguez e sonho. Ah, o sonho, que maravilha é poder sonhar!
Decerto o mundo já tenha nascido de ponta-cabeça. Todas as criações humanas não representam necessariamente um progresso e sinônimo de uma vida feliz, talvez até mesmo a felicidade seja uma ilusão transitória, ou ainda, seja real e verdadeira apenas para aqueles que romperam com todos os contratos e expectativas sociais e se entregaram à embriaguez de Dionísio e ao sonho de uma vida plena. Eis aí, pois, homens e mulheres que entenderam e vivenciaram o verdadeiro sentido da existência humana!
Os valores socialmente instituídos adoecem o homem e fazem dele um ser infeliz. Pobre coitado é o único animal dotado de consciência e razão, mas que vive sempre ávido em entesourar-se ad infinitum, mas morre.
Marcelo Adriano Nunes de Jesus
A LUTA CONTINUA

Um comentário:

  1. Como o descaramento das pessoas vão além de suas aparentes bondades,aqui nem coloquei suas bem feitorias junto as favelas,tudo seria louvável se a nobre cidadã não usasse suas lutas pelas mazelas e pelos mais necessitados em retorno próprio,eu diria que ela estaria sendo digna,pois vende uma falsa bondade,pois JESUS curava sem cobrar e nem mesmo esperar que Cesar ou qualquer romano do poder daquela época lhe desse um cargo e por mais que lhe oferecessem um ele jamais aceitaria,e hoje ela luta pela PEC 300/08 chora e diz que o salário de seu marido é tão baixo que sua ex esposa o largou com 6 filhos por esse motivo,pena que não deu tempo dela lutar pela PEC e pela sua familia e vir a ser uma assessora por 2 vezes ,e pior ela engole bastante sapo ,pois pula de galho em galho apoiando hora oposição hora situação,aquele que lhe der mais lucro ela está apoiando,trabalhos e acordos desse tipo ,prefiro continuar desconhecida,é despeito,é inveja ,jamais pois desse mundo onde PESSOAS COMO ELA USA AS MAZELAS,AS DESGRAÇAS ALHEIAS ,OS DESESPERO DO SEU PRÓXIMO PARA GARANTIR SEU PADRÃO DE VIDA QUE NÃO ERA COM CERTEZA ODA EX ESPOSA DO MARIDO DELA QUE TAMBÉM NÃO TINHA 18 ANOS MAS SIM 6 FILHOS E SO O SALÁRIO DELE,DAÍ VOU DIZER QUE DE FATO ELA NÃO VIAJAVA COM ELE E SEUS 6 FILHOS DE AVIÃO, SENHORA AMIGA DOS FAMIGERADOS,PENA QUE TODOS PENSAM ASSIM,MELHOR ELA QUE FAZ ALGO É DE BOA INTENÇÕES O INFERNO TA CHEIO,POIS SE AS MAZELAS,AS DOENÇAS, OS BANDIDOS AS DIFERENÇAS SOCIAIS ACABAREM ACABA O EMPREGO E AS MORDOMIAS DE MUITOS. SENHOR PERDOE SENHOR ELA ACREDITA DO BEM QUE FAZ EM TROCA DE SEU PRÓPRIO BEM?!


    ABAIXO DESSE POST MOSTRAREI OS EMAIL QUE TROQUEI COM ELA E VERÃO QUE EU ENVIEI O PRIMEIRO EMAIL A ELA DE UMA FORMA ATÉ EDUCADA



    http://www.youtube.com/watch?v=zdvXqO7aBBo&feature=related

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.