quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Movimento de Solidariedade às Vítimas de Santa Catarina Promovido pelo Fórum de Bom Jesus do Norte, ES.


Corredor do Fórum de Bom Jesus do Norte              Voluntárias felizes trabalhando na separação
                                                                                           de roupas

 
Corredor do Fórum e Sala de Audiências.

























corredor do Fórum e sala de audiências.




Abaixo,de terno, doutor Mário recendo o caminhão com as doações em Vitória.















Em novembro de 2008, os brasileiros foram surpreendidos com as enchentes e a fúria da Natureza que se abateram de forma implacável sobre o estado de Santa Catarina. Centenas de mortos, milhares de desalojados e um saldo de destruição nunca antes visto na história daquele Estado. Entretanto, o brasileiro faz parte de uma nação que vai muito além dos seus problemas pessoais. Homens, mulheres e crianças, de Norte a Sul desse país, com dimensões continentais, se mobilizaram em prol das vítimas. Toneladas de alimentos, roupas e medicamentos não paravam de chegar à Santa Catarina oriundos de todos os cantos desse Brasil, inclusive da nossa pequenina Bom Jesus do Norte, cidadezinha, situada ao sul do estado do Espírito Santo com uma população de aproximadamente 8.000 pessoas, e que em apenas dois dias de campanha conseguiu arrecadar quase duas toneladas de alimentos e cerca de 5.000 peças diversas entre roupas, brinquedos, colchão, berço, etc.

A essa altura do texto, muitos talvez estejam se perguntando: mas de quem partiu a iniciativa de um trabalho tão nobre? A resposta, caros amigos, é tão surpreendente quanto a sua origem. Decerto, que muitas pessoas tivessem tido a mesma idéia, porém, o primeiro passo foi dado por um jovem juiz de direito da nossa comarca, doutor Mário da Silva Nunes Neto, que numa conversa entre mim, ele e outras pessoas, sugeriu-nos que alguma coisa haveria de ser feita naquele sentido. O ilustre magistrado, com um espírito público e de solidariedade ímpares, além de disponibilizar o fórum para que o mesmo servisse de depósito às doações, colocando um funcionário a disposição para que recebesse os donativos mesmo fora do expediente, como foi no sábado e domingo, trouxe em seu carro vários donativos para a campanha, a qual, diga-se de passagem, não contou na ocasião com qualquer apoio da Prefeitura, mesmo porque, optamos em não procurá-la, pois não havia tempo para isso, as vítimas de Santa Catarina tinham urgência. Foi um trabalho organizado e conduzido pelo Judiciário local e pela sociedade civil. Não podemos deixar de mencionar também, os serventuários Rodney, Roulien, "Fatinha" dentre outros, que prestaram um excelente serviço voluntário, muitas das vezes sacrificando seu lazer e deixando suas famílias em casa para receberem as doações naquela repartição, isso com uma amabilidade e uma satisfação enormes ao ver que aos poucos o fórum estava ficando lotado, graças a solidariedade das pessoas, muitas sem condições em doar, mas que optaram em não ficar de fora desse movimento o qual poucas vezes tive a oportunidade de de participar e presenciar.


Retomando ao ilustre juiz, muito me surpreendeu ao vê-lo retirar-se para trocar o terno e por uma bermuda e camiseta para logo a seguir colocar as "mãos na massa", separando alimentos, fazendo inventários das coisas, as quais não paravam de chegar , arrastando caixas pesadas, isso, junto com vários voluntários, entre eles pessoas do povo e servidores que lá estavam dando a sua contribuição e o tempo todo com sorrisos estampados no rosto. A sala de audiências não tinha espaço nem para um quilo de feijão a mais; ocupamos todos os espaços possíveis com doações. Enfim, o nosso jovem paladino fez juz ao carinhoso e respeitoso apelido que a população lhe conferiu, o de "Juiz do Povo". Esse é o doutor Mário, que depois disso tudo, ainda locou um caminhão pagando do próprio bolso o frete para que o mesmo levasse os donativos para Vitória , pois era lá que estava a centralizadora do Estado para receber as doações advindas de vários municípios direcionadas à Santa Catarina. Mas não pensem que seu trabalho parou aí. Ele própio dirigiu-se à Vitória para receber pessoalmente e fiscalizar se de fato não haveriam "problemas", pelo caminho, prestando assim, mais um relevante serviço social. Parabéns, doutor Mário, foi muito gratificante não só para mim, mas para todas as pessoas empenhadas na campanha e que o conheceram, constatar que o senhor está muito além de proferir meras sentenças, não que elas não sejam importantes, são imprescindíveis num Estado de Direito, mas refiro-me a sua grandeza enquanto ser humano, certamente o senhor tem passagem garantida sem escalas para o Céu, o que esperamos que demore mais uns cem anos para a Grande Partida. Muito obrigado! A luta continua!

-------------------------------------------------------------------------------------------------
RELATÓRIO PRELIMINAR DAS ARRECADAÇÕES OCORRIDAS EM BOM JESUS DO NORTE (ES) POR OCASIÃO DA CAMPANHA DA "SOLIDARIEDADE E PELA VIDA" PARA AJUDAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES OCORRIDAS EM SANTA CATARINA.



276 KGS AÇÚCAR.
276 KGS DE ARROZ
229 KGS DE MACARRÃO.
161 KGS DE FEIJÃO
144,5 LITROS DE ÓLEO.
124 KGS DE FUBÁ.
97 LITROS D’ÁGUA.
78 KGS DE SAL
59 KGS DE FARINHA DE MESA.
34 UNIDADES DE MACARRÃO INSTANTÂNEO. (200 GRS CADA)
37 KGS DE FARINHA DE TRIGO.
20,5 KGS DE CAFÉ.
107 PACOTES DE BISCOITO.
21 LITROS DE LEITE EM CAIXINHA
05 LATAS DE LEITE EM PÓ.
16 LATAS DE SARDINHA.
06 LATAS DE SALSICHA.
05 LATAS DE ACHOCOLATADO.
04 LATAS DE EXTRATO DE TOMATE.
03 CAIXAS DE AVEIA QUAKER.
03 UNIDADES DE TODDYNHO.
03 LATAS DE MILHO.
02 LATAS DE ERVILHA.
02 LITROS DE REFRIGERANTE FANTA LARANJA.
01 EMBALAGEM DE CREMOGEMA.

TOTAL: 1.692 QUILOS



4.492 PEÇAS DE ROUPAS. (INCLUINDO SAPATOS).


260 ARTIGOS DE LIMPEZA E HIGIENE PESSOAL.

84 ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO.
41 SABONETES.
25 CAIXAS DE FÓSFOROS.
18 BARRAS DE SABÃO.
07 UNIDADES DE DETERGENTE.
04 ABSORVENTES
03 PACOTES DE FRALDA.
02 KGS DE SABÃO EM PÓ.
01 PACOTE DE ESPONJA DE AÇO BOMBRIL
01 ESPONJA.
01 PINHO RIO (DESINFETANTE)
01 ÁGUA SANITÁRIA.
01 AMACIENTE DE ROUPAS CONFORT.
06 BRINQUEDOS VARIADOS
01 CARRINHO DE BEBÊ
04 COLCHONETES


7 comentários:

  1. Parabéns Marcelo e povo de de Bom Jeus! Se todos agissem dessa maneira o mundo estaria um lugar bem melhor para se viver. Ou melhor, se uma pequena parte dos ricos do nosso imenso e desigual País se dispusesse a dar um percentual mímimo do que possuem, os indíces de violência sofreraim quedas vertiginosas.
    Contunuem assim...isso que vocês praticam é que é a verdadeira cidadania.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, vc está de parabéns por esse blog.
    .A caridade representa o maior mandamento social. Respeitar o outro em seus direitos. Exige a prática da justiça e só ela nos torna capazes de praticá-la. Inspira uma vida de autodoação: “Quem procura ganhar sua vida vai perdê-la; e quem a perder vai conservá-la”(Lc 17, 33). (Catecismo da Igreja Católica, n. 1889)

    ResponderExcluir
  3. No tempo em que vivemos, é necessário um testemunho de partilha e doação. Hoje o mundo anda num individualismo e egocentrismo de causar tristeza.
    Precisamos ir na contra-mão do mundo. Injetar valor cristão onde os contra-valores parecem tomar espaço.
    Estamos em contato direto com as pessoas em nossos ambientes de trabalho, e não podemos deixar passar as oportunidades de dar testemunho autêntico de Deus no falar e no agir.
    Marcelo, com esse ato em que voce e sua familia praticou, está conseguindo agradar a Deus nas pequenas coisas da vida. Isso contribui à nossa ascensão ao céu.

    ResponderExcluir
  4. E... lembre-se, não é porque você não pode fazer muito, que deve deixar de fazer o que pode. Caridade e solidariedade: dever de todos.

    ResponderExcluir
  5. Pai o senhor e o melhor homem do mundo.O senhor adora ajudar as pessoas e isso me deixa muito feliz por isso.Obrigada por seu meu pai eu te amo

    ResponderExcluir
  6. Minha filha tão amada e querida. Não tenho palavras para exprimir aquilo que meu coração sentiu ao ver sua linda mensagem. O que eu poderia dizer ante tamanha demonstração de amor, carinho e afeto? Só tenho a dizer nesse momento, querida, que você, Marcella, do alto de sua precoce sabedoria, alimenta minha alma e me dá forças para prosseguir, além de ser uma fonte inesgotável de inspiração nesse caminhar que escolhi seguir, que é o de a cada novo dia, renovar as esperanças em dias melhores. Te amo, de forma indescritível, que foge a qualquer pretensão de explicação. Um brinde ao amor! (com Coca-Cola) rs rs..

    ResponderExcluir
  7. Marcelo meu querido filho,
    Estou lhe enviando este email,nome de todos da familia aqui no Rio ,rincipalmente ,em nome da Titinha e meu. Ficamos muito orgulhosos e emocionados em ter um filho que esta sendo humanitário, com o enorme coração que tem,ao organizar ai , em Bom Jesus, o movimento de ajuda aos nossos irmãos de Santa Catarina. SE pudessemos estariamos ai para ajudar e levar , de todo o coração, nossa humilde contribuição. Soubemos , que não obstante voce esta adoentado, com gripe, não esta medindo esforços para conseguir o maximo de ajuda ai, inclusive, trabalhando o dia inteiro até tarde da noite. POr outro lado não nos surpreendeu sua atitude, pois, sabemos o filho que temos. Assim enviamos a voce e a Rose, que sabemos esta do seu lado, um grande beijo e que as bençãos do nosso mestre maior JESUS CRISTO, os ilumine e conceda muita saude a voces e que tudo o que planejam seja alcançado e que conitinuem muito unidos. Temos a certeza que em breve voces serão recompensados por tudo o que estão fazendo.
    UM grande beijo avoces , com os nossos corações transbordando de amor e orgulho e esperando que em possam vir passar o natal conosco para em familia orarmos ao menino Jesus agradecendo termos conseguido passar o ano bem, não obstante os problemas que passamos, e pedindo que no proximo ano alcancemos tudo o que estamos planejando.
    De seus pais Mario e Tititinha

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.